Colégio Fibonacci, o 5° melhor do Brasil.

Colégio Fibonacci, o 5° melhor do Brasil.

Instituto do Rio de Janeiro coloca o Colégio Fibonacci como uma das melhores do país, sendo a única de uma cidade do interior.

Mais uma vez o Colégio Fibonacci está entre os melhores do Brasil em um ranking divulgado por uma renomada organização de pesquisa e inteligência da área de gestão e educação do Rio de Janeiro.  Em publicação realizada ontem – 10 de novembro – , o IDados noticiou as escolas com os melhores alunos no Enem 2015, última edição divulgada pelo MEC até o momento. O Colégio Fibonacci novamente foi o único colégio de uma cidade de interior a figurar entre as 10 melhores, sendo considerada a 5° melhor escola do Brasil no ranking qualificado.

Dos 43 estudantes que concluíram o ensino médio em 2015 no Fibonacci, 67,44 % figuram no patamar de 1% dos melhores alunos do país, com médias acima de 701,25 pontos. “É com muito orgulho que recebemos mais essa notícia. Afinal de contas, somos uma escola do interior, bem menor em quantidade de alunos do que as gigantes das capitais. Mas quando o assunto é a qualidade do ensino, nos dedicamos de corpo e alma e trabalhamos para sermos grandes”, destaca Átila Zanone, Diretor Pedagógico e Professor do Colégio Fibonacci.

Melhores escolas do Brasil no Enem

A lista completa você pode encontrar no site do Idados.

Metodologia:

De acordo com o site do Idados, no levantamento, foram considerados somente os alunos que declararam estar cursando o Ensino Médio com previsão de conclusão em 2015. Dessa forma, chegaram aos alunos que estão no “percentil 99” (1% melhores, notas acima de 701,25 pontos) da distribuição da nota média nacional das quatro provas objetivas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

Foram realizados 3 rankings:

  • “Ranking Absoluto”: estabelecido a partir da métrica apenas quantitativa, em que as escolas que possuem a maior quantidade de turmas se destacam devido ao volume de alunos.
  • “Ranking Relativo” = o ranking da qualidade, em que as escolas se destacam pela porcentagem dos seus alunos que conseguiram as melhores notas (acima de 701,25 nas provas objetivas do Enem), independente do tamanho da turma.
  • “Ranking Veja” = O ranking divulgado pela Revista Veja na reportagem Trilha da Excelência, divulgada na edição 2555, do dia 04/11/11,  seguiu um critério não oficial criado por ela mesma sem as devidas informações ao leitor.  Foi divulgado o Ranking Relativo apenas com base nas escolas com mais de 50 alunos, e esta última informação sobre o porte das escolas foi omitida, não explicitada pela revista na matéria impressa.

Os dados completos e a pesquisa de divulgação nacional você pode conferir diretamente no site do Idados:  http://idados.org.br/blog/que-escolas-concentram-o-1-de-alunos-com-melhor-desempenho-no-enem/