Enem por Escola 2016: Colégio de Ipatinga é o 6° melhor do Brasil de acordo com os dados do Inep

Enem por Escola 2016: Colégio de Ipatinga é o 6° melhor do Brasil de acordo com os dados do Inep

Colégio Fibonacci é a melhor escola do interior de Minas Gerais no Enem

Pelo 6° ano consecutivo o Colégio Fibonacci está entre as melhores do Brasil. A única escola da região com uma média superior a 700 pontos nas Provas Objetivas

Em setembro de 2017, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o fim da divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola. Não só a comunidade escolar, mas também toda a sociedade brasileira, teria um grande prejuízo educacional sem essa informação. Porém, com a divulgação dos microdados no site do Inep, na última terça-feira (28), foi possível acessar informações específicas das provas, os gabaritos, as informações sobre os itens (questões), além das notas e o questionário respondido pelos inscritos em 2016.

A partir de programas estatísticos, a Evolucional, uma empresa da área de educação de Campinas-SP, gerou análises aprofundadas para apresentar as melhores escolas do Enem 2016. Como os resultados apresentados pela consultoria ganharam repercussão, um dos principais jornais do Brasil também fez a tabulação e apresentou as melhores escolas no Ranking do Enem por Escola 2016.

Confira a reportagem do Estadão neste link: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,calculo-de-media-do-enem-mobiliza-colegios-privados,70002105146

“O levantamento considerou estudantes concluintes do ensino médio em 2016, matriculados em ensino regular, que declararam que sua escola era pública, privada ou no exterior, que não fossem treineiros, que fizeram todas as provas e não zeraram nenhuma delas”, destaca o Estadão.  Assim como nos últimos cinco anos, o Colégio Fibonacci ficou entre as 10 melhores do país. Com média de 720,21 pontos nas provas objetivas, o colégio de Ipatinga é o 6° melhor do país do Enem e o 2° de Minas Gerais.

As notas das escolas das maiores cidades do Vale do Rio Doce

O Colégio Fibonacci é a única escola da região com uma média superior a 700 pontos nas Provas Objetivas formadas por questões de múltipla escolha das quatro áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Abaixo está a lista das 10 melhores instituições das maiores cidades do Vale do Rio Doce e suas respectivas colocações no cenário nacional:

Colocação

Instituição Cidade Média das

Objetivas

Colégio Fibonacci Ipatinga 720,2
217º Escola Batista de Acesita Timóteo 647,8
262º Cefet-MG – Timóteo Timóteo 643,45
413º Colégio São Francisco Xavier Ipatinga 632,2
433º Escola Educação Criativa Ipatinga 630,8
486º Colégio Genoma – GV Governador Valadares 628,2
518º Colégio Ibituruna Governador Valadares 626,6
585º Colégio Presbiteriano Governador Valadares 623,7
795º Colégio Genoma – Timóteo Timóteo 614,7
930º IFMG – Campus Governador Valadares Governador Valadares 610,9

Vale a pena ter um bom resultado no Ranking do Enem por Escola?

O ranking do Enem por Escola é um balizador da qualidade educacional das instituições de ensino médio. A partir dele, as famílias e o próprio aluno têm acesso às informações para fazerem suas escolhas de onde estudar.  Em 2016, a turma de 3° ano do Fibonacci conseguiu resultados proporcionais aos das grandes escolas da capital. Dos 68 estudantes, 21 passaram em Medicina Federal (cinco somente na UFMG, a mais concorrida do estado). Foram 91 aprovações em Universidades Federais.  Efeitos de uma elevada carga horária de aulas, de monitorias e simulados semanais.

Para André Ricardo de Castro, Professor e Coordenador Pedagógico do Colégio Fibonacci, as conquistas dos estudantes do Fibonacci vão ao encontro do que foi divulgado pelo ranking. “Estes resultados são apenas alguns dos frutos que nós, as famílias e os estudantes colhemos por sermos uma escola de altíssimo desempenho. Aqui, além do conteúdo, desenvolvemos valores como ética, disciplina, autonomia e maturidade para encarar desafios. E o ranking do Enem confirma nossa posição de destaque, porque, embora ele não seja completo, apresenta um panorama real de quais são as melhores instituições do país”, conclui.

Para André Ricardo de Castro o Ranking do Enem contribui muito para a escolha de uma escola de alto nível para o estudante.

Para André Ricardo de Castro o Ranking do Enem contribui muito para a escolha de uma escola de alto nível para o estudante.

O histórico vencedor

 O Grupo Fibonacci nasceu em 2009, como Pré-Vestibular ELITE Vale do Aço. Em 2011, o Pré-Vestibular se expandiu com o Colégio. A marca consolidou-se como uma das principais instituições do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio. Desde então, o Colégio sempre figurou entre os 10 melhores do Brasil e entre os três melhores de Minas Gerais no Enem, sendo a única escola não pertencente a uma capital de estado a figurar todos esses anos em destaque nacional:

Enem 2011 – 1° lugar MG e o 2° lugar BR

Enem 2012 – 2° lugar MG e 3° lugar BR

Enem 2013 – 3° lugar MG e 9° lugar BR

Enem 2014 – 2° lugar MG e 8° lugar BR

Enem 2015 – 2º lugar MG e 9º lugar BR

Enem 2016 – 2º lugar MG e 6º lugar BR

Atualmente, o colégio Fibonacci possui duas unidades. Uma delas em Ipatinga, no bairro Cariru. Em Governador Valadares, o Univale-Fibonacci é uma parceria entre a universidade e a escola para oferecer um ensino de alto desempenho na cidade.